4 dicas para vender mais e melhor na sua ótica

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Se você quer vender mais e melhor na sua ótica, precisa entender que o processo vai além da entrega de um produto em troca de dinheiro. Com a variedade de opções proporcionada pelo avanço da tecnologia e do e-commerce, os consumidores se tornaram mais exigentes e estão valorizando cada vez mais toda a experiência que o ato de comprar envolve.

Então, que tal aprender como atrair e encantar seus clientes? Acompanhe as minhas quatro dicas para vender mais e melhor na sua loja!

1. Mantenha um bom relacionamento com o cliente

Como expliquei, a tecnologia trouxe ainda mais possibilidades para o público — o que, para as marcas, significa mais concorrência. Hoje em dia, mais que bons produtos a preços justos, é necessário oferecer uma experiência positiva de compra.

Tudo isso começa na forma como você se relaciona com o cliente. Responder com segurança às dúvidas que ele tiver, demonstrar interesse nas necessidades dele e prestar um atendimento personalizado são atitudes que podem estimulá-lo a fechar negócio com a sua ótica.

2. Fale a verdade sobre o produto oferecido

É um tiro no pé querer vender a qualquer custo. Uma vez que o cliente sabe pesquisar sobre os produtos e comparar as suas opções, ele pode excluir a sua loja das possibilidades caso se sinta enganado.

Seu papel nesse sentido é orientar a equipe de vendas a colocar a sinceridade acima da meta de vendas do mês. Afinal, de nada adianta fazer uma venda baseada em informações falsas ou mal comunicadas e depois ter um cliente arrependido da compra ou insatisfeito com os óculos adquiridos.

3. Faça promoções atrativas

É fundamental se preocupar com a experiência de compra do cliente, mas isso não quer dizer que você deve descartar o fator preço ao criar suas ações. Ele ainda conta muito e pode ser um grande diferencial para a sua ótica. Sendo assim, para vender mais e melhor, eu sugiro que tenha as promoções como suas aliadas.

Há diversas formas de planejar promoções. Confira algumas ideias:

  • descontos em épocas de troca de coleção;
  • desconto na segunda armação;
  • desconto nas lentes para quem comprar a armação;
  • sorteio de brindes para quem fizer compras acima de determinado valor.

O importante é tomar cuidado para não sair no prejuízo. Lembre-se de fazer todas as contas necessárias e de planejar bem a sua promoção para que essa estratégia não se torne uma dor de cabeça no futuro.

4. Tenha um pós-venda de qualidade

Uma venda não termina quando o cliente sai da sua ótica com novos óculos. O que acontecer depois disso pode ser crucial para ele decidir voltar a comprar na sua loja, indicá-la para amigos e fazer boas avaliações.

Antes de efetuarem uma compra, as pessoas costumam consultar sites especializados e redes sociais para verificarem as opiniões de consumidores sobre as empresas e seus produtos. Nesse sentido, um comentário negativo é capaz de colocar tudo a perder, enquanto um positivo pode ajudar bastante.

Portanto, encantar o cliente é mais uma estratégia eficiente para aumentar o volume de vendas. O atendimento atencioso e um bom pós-venda são as ações mais indicadas para que isso aconteça.

Para vender mais e melhor, também é importante fazer um planejamento das ações a serem tomadas, de modo que toda a equipe consiga trabalhar focada em resultados. Para tanto, deve-se analisar os números e as conquistas anteriores e traçar metas concretas de vendas.

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