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5 dicas de como fazer vendas pelo WhatsApp e crescer as vendas da sua ótica

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As vendas pelo WhatsApp são a nova aposta dos comerciantes e empresários para aprimorar o atendimento ao cliente.

 

Essa ferramenta permite a troca de mensagens instantâneas, além de outros recursos que vão agregar em uma relação mais próxima com o público.

 

Apesar disso, muitos empreendedores têm dificuldade de utilizar o aplicativo no seu negócio. 

 

Os principais motivos são a mistura da conta pessoal com a profissional e a abordagem da comunicação com os clientes, o que pode atrapalhar o relacionamento com o público.

Contudo, entender como usar essa ferramenta ao seu favor vai ajudar a aumentar as vendas na sua ótica. Confira a seguir nossas dicas!

 

  1. Instale o WhatsApp Business

É fundamental reservar um celular apenas para a empresa. Assim, ficará mais fácil separar as conversas pessoais da profissional.

 

Além disso, opte pelo WhatsApp Business em vez do tradicional. Essa versão do aplicativo é ideal para negócios de todos os portes e possui vários recursos que ajudam com as vendas.

 

Entre os principais mecanismos, está a possibilidade de analisar as métricas que vão auxiliar na tomada de decisões para sua empresa, além de verificar os erros e acertos na sua estratégia de marketing.

 

  1. Organize os contatos

Antes de começar o envio de mensagens, organize seus contatos. Para isso, é essencial pedir a autorização dos clientes, caso contrário, será uma audiência perdida, sem nenhum retorno em vendas.

 

No pior dos casos, esse contato pode denunciar o seu negócio nas redes sociais ou no Procon, o que deixa uma imagem ruim para a sua marca.

 

Depois disso, separe-os por meio de etiquetas, como: “cliente novo”, “pago”, “pedido novo”, “potencial comprador”, etc. Com isso, você saberá o tipo de conteúdo que enviará para cada um.

 

  1. Produza bons conteúdos

O funil de vendas para o mercado de ótica é uma estratégia que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até a compra. Ele é separado em 3 etapas: topo, meio e fundo.

 

Em cada uma dessas etapas deve ser feito um tipo de conteúdo que ajudará o público no processo até fechar o negócio.

 

Por isso, produza conteúdos relevantes para essa audiência. O seu produto pode ser o melhor, mas se não se comunicar da maneira correta com seus consumidores, de nada adiantará.

 

  1. Aposte na função catálogo

A função de catálogo permite melhorar ainda mais o processo de compra, principalmente para os vendedores que não têm o próprio site. 

 

Pensando nisso, esse recurso possibilita o acesso a uma lista de valores e produtos da sua empresa. 

 

Então, não deixe de incrementar essa ferramenta com todas as novidades do seu negócio para tornar as vendas mais dinâmicas e rápidas. 

  1. Automatize os processos

Para agilizar o atendimento, você pode criar mensagens e automatizá-las. No entanto, isso vai funcionar apenas em situações específicas. Dessa forma, é necessário analisar o contexto antes. 

 

Por exemplo, mensagens de apresentação, agradecimento e sobre a indisponibilidade de atendimento fora do horário comercial ou feriado. 

 

Lembre-se que uma estratégia de vendas a todo o custo só vai atrapalhar o seu negócio. Essa insistência pode deixar a audiência impaciente e fazê-las bloquear as suas mensagens.

 

Use a linguagem certa para atrair seus consumidores e não esqueça de variar os formatos de conteúdo. Com essas dicas, é possível aumentar as vendas pelo WhatsApp e dar mais credibilidade à sua empresa.  

 

Agora que você já sabe como fazer vendas pelo WhatsApp, saiba como a sua ótica pode vender mais no final do ano!

 

As informações presentes neste texto vão te ajudar a vender pelo Whatsapp, desde que sejam bem aplicadas.

Boas vendas!

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