Que cliente não gostaria de pagar menos por um produto que deseja ou necessita? O preço pode não ser o único fator de decisão de uma compra, mas ele certamente é um grande diferencial.
É por isso que fazer promoções está entre as principais estratégias de marketing adotadas pelo setor de varejo. Elas chamam atenção do público, principalmente em épocas em que não há datas comemorativas, e ainda ajudam o gestor a aumentar o giro de alguns produtos.
Neste post, vou falar um pouco mais sobre a importância de adotar essa estratégia para aumentar as suas vendas e trazer algumas ideias de promoções para a sua ótica. Boa leitura!
A importância de fazer promoções
As promoções são vantajosas tanto para o empresário quanto para os consumidores. Para quem tem uma ótica, elas podem ser uma boa oportunidade de esvaziar o estoque antes de uma nova compra ou de dar saída àqueles produtos que não foram bem vendidos nos últimos tempos. Além disso, as promoções chamam atenção e trazem mais tráfego de clientes para a loja.
Já os consumidores ficam com aquela sensação de que estão se beneficiando e muitas vezes conseguem gastar menos ao adquirir os produtos que desejam — até ganhar brindes ou outros benefícios, a depender do tipo de promoção.
4 ideias de promoções
Existem diversas possibilidades para quem deseja oferecer alguma vantagem ao cliente e ainda usufruir dos benefícios que essas ações podem trazer para o negócio. Para ajudar você a se inspirar, trago a seguir algumas ideias de promoções!
1. Descontos por idade
Essa é uma estratégia comumente adotada por óticas e costuma trazer bons resultados. Geralmente, a loja oferece um percentual de desconto que corresponde à idade do cliente. Uma pessoa com 30 anos, por exemplo, ganha um abatimento de 30%. Quem não quiser dar descontos tão grandes — afinal, os clientes podem ter 70 ou 80 anos, por exemplo — pode oferecer o abatimento em reais.
2. Compre um e leve outro
Comprar um produto e ganhar outro é algo que desperta muito interesse nos clientes. Você pode oferecer como brinde um óculos de sol, uma armação mais barata ou até a confecção das lentes. Outra opção é dar descontos na segunda ou na terceira peça. Assim, você consegue aumentar as vendas e o ticket médio com apenas uma ação.
3. Programa de indicação
O programa de indicação é uma ótima oportunidade de fidelizar quem já é cliente e atrair consumidores em potencial. Nesse tipo de promoção, normalmente são oferecidos benefícios tanto para o amigo que recebeu a indicação quanto para o cliente que indicou, caso ele faça uma nova compra em outro momento.
4. Cashback
Essa é uma estratégia que está em alta atualmente. Funciona assim: se uma loja oferece 20% de cashback, por exemplo, e o cliente fez uma compra de R$ 100, isso quer dizer que ele ganha R$ 20 de desconto na sua próxima compra.
Diante de tantas ideias de promoções, imagino que você já esteja pensando na próxima que oferecerá em sua loja, não é mesmo? No entanto, antes de colocar tudo em prática, é muito importante se planejar e analisar os números e as expectativas, de modo que a promoção não traga nenhum prejuízo para a sua ótica.
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