O final do ano está aí e diversas oportunidades para vender mais estão surgindo. Em geral, o consumidor se sente bastante impulsionado a comprar nos meses de novembro e dezembro, por causa da Black Friday e do Natal.
Como aproveitar ao máximo essa época do ano para faturar?
Com certeza uma das melhores estratégias é apostar na internet. De fato, este ano foi marcado pela entrada volumosa de varejista no mundo online, mas ainda existe muito potencial de vendas a ser explorado.
No entanto, não se esqueça das demais estratégias convencionais para as óticas. Um atendimento excepcional, assim como a propaganda convencional vão te ajudar muito neste fim de ano.
Deixe que eu te explico em detalhes como aumentar suas vendas!
O que você precisa para vender mais?
Em suma, vender mais significa que sua ótica está se expandindo e, portanto, está na direção do sucesso. Aliás, usar o faturamento como métrica de crescimento é uma ótima ideia, dado que ele resume as operações de sua loja.
Um adendo que devo fazer aqui diz respeito ao que leva ao aumento do faturamento. Ele não acontece como mágica, mas sim como resultado de muitas atividades, estratégias e solução de problemas dentro de sua ótica. Nesse sentido, até mesmo aprimorar sua gestão de estoque, por exemplo, ajuda a aumentar o faturamento.
Em conclusão, você precisa olhar tudo o que acontece dentro de sua ótica e buscar por melhorias — mesmo que pequenas.
Um erro grave que vejo algumas óticas cometerem é focar somente na propaganda tradicional e deixar a internet de lado.
Vou explicar o motivo disso ser um erro grave.
Que tal ideias incríveis para melhorar a sua vitrine e atrair clientes. confira essas dicas, após a leitura completa desse post!
A presença online é tão importante assim?
A presença online é extremamente importante para qualquer varejista. A razão disso é simples: todos os tipos de consumidores estão presentes na Web. Note que estou falando tanto das mídias sociais quanto do próprio Google.
Se o consumidor não procurar pelo produto no Google, com certeza vai buscá-lo em alguma rede social.
Além disso, temos que levar em conta um dado interessante: foram estimadas mais de 3,5 bilhões de buscas no Google por dia em 2019, segundo o Internet Live Stats. Você vai querer um pouco dessa atenção também, não é mesmo?
Para finalizar, devo te lembrar que são mais de 100 milhões de brasileiros no Facebook. Isso coloca nosso país em 4ª lugar no ranking mundial. O dado foi coletado pela parceria entre Cuponation e Statista.
Aliar redes sociais com buscas no Google é uma excelente ideia!
Como chamar atenção na internet?
Como você deve imaginar, existem milhares de empresas que investem pesado na internet. É sério, em alguns casos o valor do investimento ultrapassa a ordem do milhão. O objetivo é sempre o mesmo: conseguir as primeiras colocações no Google.
Porém, isso não se aplica a uma ótica convencional, pois, em geral, conquistar espaço na cidade em que se atua está de bom tamanho. Aliás, quem tem um milhão de reais para investir em tráfego?
Vou mostrar algumas formas de chamar atenção na internet — sem investir absurdos!
Redes sociais
Se você quer ter presença na internet comece pelas redes sociais. Aliás, comece com apenas uma rede e busque expandir sua presença nela.
O ideal é começar ou pelo Facebook ou pelo Instagram. Crie uma conta empresarial, invista em um logo e em um padrão de arte agradável.
Agora vem o momento em que quase todas as pessoas erram: o que postar? A maioria enche o feed de ofertas e promoções, mas esse não é o melhor caminho nas redes sociais; lembre-se que as pessoas acessam as redes para se distrair, e não para comprarem algo.
Seguindo esse raciocínio, você deve postar conteúdos interessantes para seus clientes. Dessa forma, indicar tendências de óculos, ensinar a limpar as lentes corretamente e coisas do tipo são recomendadas.
Após fazer cerca de 10 postagens, você estará livre para publicar uma oferta!
Anúncios nas redes
As redes sociais funcionam com algoritmos complexos, os quais limitam o alcance de suas publicações. Uma forma de contornar isso é investir em anúncios pagos.
Em resumo, quando você investe em um anúncio pago, sua postagem será apresentada para os usuários que satisfaçam os critérios que você especificou. Dessa forma, é possível direcionar com precisão seu anúncio para o público-alvo, o que traz ótimos retornos.
O problema disso tudo é que você terá que investir dinheiro. Calma, não é uma quantia absurda: um valor ótimo varia entre R$ 200 e R$ 400 por mês.
Sua marca será divulgada 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com certeza os benefícios dessa exposição trarão um retorno maior do que o valor investido.
Além disso, você pode segmentar o público para o qual seu anúncio aparecerá. Por exemplo, se você marcar uma faixa-etária de 25-35 anos, somente pessoas nessa faixa de idade vão ver seu anúncio. O mesmo vale para gênero e localização.
Google Meu Negócio
Você conhece coisas que são gratuitas e de ótima qualidade? Para mim, qualquer produto dessa natureza está relacionado ao Google. Posso citar o Google Drive, Google Calendar, Google Meets e, claro, o Google Meu Negócio.
O Google Meu Negócio coloca de vez sua ótica nas buscas da internet. Lá você poderá fazer um resumo de sua empresa e postar alguns conteúdos interessantes.
Aliás, após realizar seu cadastro, busque atualizar com frequência o conteúdo do Google Meu Negócio. É uma estratégia básica de SEO.
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico requer bastante tempo de investimento para dar certo. Isso mesmo, não precisa de dinheiro, mas sim tempo. A ideia é conseguir chamar atenção com conteúdo de blogs para atrair usuários.
Você pode falar das tendências de óculos, como conseguir descontos, as vantagens e desvantagens de cada armação e assim por diante. Com o tempo — e a quantidade de posts — os clientes vão aparecer.
Tráfego pago
Quando falo de tráfego pago, pense nos anúncios das redes sociais, só que para o Google. A ideia aqui é gerar uma grande quantidade de visualização em uma página com o objetivo de aumentar suas vendas.
Como você trabalha com ótica, aproveite anúncios direcionados para seu ponto de venda. Assim sua loja vai conquistar ainda mais presença online, o que atrai ainda mais clientes.
Essas foram algumas dicas valiosas para conseguir vender no final do ano. A presença digital é muito importante para isso, mas não abra mão da propaganda convencional, Ok?
A união faz a força!
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