Ideias de vitrine: veja as melhores dicas para atrair clientes

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Existe um ditado que diz que primeiro a gente “come com os olhos”. Podemos pensar nisso para além da comida. Somos seres muito visuais, e o que é bonito nos atrai. Por isso, na hora das compras, a fachada de uma loja é o que chama a atenção em um primeiro instante. Então, que tal algumas ideias de vitrine para você captar mais clientes?

Saiba que isso pode determinar a sua quantidade de vendas. Se você mostra uma vitrine desorganizada e pouco atraente, pode ter certeza de que está perdendo um bom faturamento. Quer mudar isso? Continue a leitura, pois trouxe algumas dicas fáceis e eficientes para ter uma vitrine que faça sucesso. Vamos lá?

Mantenha a organização e a limpeza

Imagine uma vitrine empoeirada, com produtos desordenados. Você gostaria de entrar em uma loja assim? Não, né? Quando falamos em óculos, a limpeza e a organização são imprescindíveis. Tirar um óculos cheio de poeira da prateleira vai dar uma má impressão para o cliente.

Faça limpezas periódicas em toda vitrine e no mostruário. Além da higiene, isso demonstra que a loja tem cuidado com os óculos que vende. Na organização, você pode setorizar os nichos para dispor os modelos. Por exemplo, os óculos infantis em uma parte; os modelos mais clássicos em outra; os mais ousados em um terceiro local, e assim por diante. É importante seguir uma linha de raciocínio.

Exponha os melhores preços e as melhores condições

Dois dos principais atrativos para os clientes são, sem dúvida, o preço e as condições de pagamento. Se você só expõe os produtos mais caros ou não coloca o parcelamento oferecido, muita gente vai passar direto sem nem dar uma chance para os outros óculos com valores mais acessíveis e que estão dentro da loja.

É claro que você pode colocar as opções com preços mais altos, pois também há muito público para isso. Entretanto, não se esqueça de apresentar a possibilidade de parcelamento e os óculos que estiverem com preço mais em conta. Com certeza, muitas pessoas entrarão na ótica para conferir outros modelos.

Mostre as coleções de sucesso

Sabe aqueles óculos que fazem o maior sucesso entre os clientes? Aqueles campeões de vendas? Pois bem, não se esqueça de colocá-los na vitrine. Está certo que a coleção mais recente também deve ser exposta, pois os consumidores gostam de ver as novidades.

Entretanto, há aquelas pessoas que vão com modelos fixo na cabeça. Geralmente, são os mais clássicos ou que estão mais na moda. Sendo assim, deixe um lugar reservado para que esses óculos mereçam destaque na sua loja. Para não ficar monótono, você pode ir mudando as cores dos modelos que estão em exposição.

Harmonize vitrine e identidade visual

A sua loja tem uma identidade visual pronta, com paleta de cores, logotipos, entre outros elementos? É importante que, na hora de fazer uma decoração, você leve em conta essa questão. Pense o seguinte: se a cor predominante for verde, talvez uma decoração rosa-choque não combine muito.

Aliás, esse é um ponto muito importante: não poluir a vitrine. Os óculos são objetos pequenos, então, se você coloca muitos vasos com flores ou outras peças decorativas grandes e cheias de detalhes, pode ser que tudo fique muito confuso e canse visualmente.

Portanto, lembre-se de combinar as cores da decoração com a identidade visual da loja e de não colocar muitos enfeites que possam chamar mais a atenção que os próprios óculos.

Faça vitrines comemorativas

É bem comum em todo o comércio que as lojas façam vitrines em datas comemorativas. Você também pode entrar no clima, pois isso ajuda a encantar os clientes, principalmente em épocas festivas de trocas de presentes, como Natal e Dia das Mães. É uma boa oportunidade para vender mais, não é mesmo?

Não se esqueça do que falei, sobre combinar os detalhes da decoração com a identidade visual. A seguir, confira algumas dicas de objetos decorativos que separei para você enfeitar a sua vitrine conforme cada data:

  • Natal — papai noel com óculos, pisca-pisca, trenó, flocos de neve, bengalas de açúcar;
  • Páscoa — ovinhos coloridos, coelhos de pelúcia, cenouras, pompons;
  • Dia das Mães — corações, pérolas, rosas e outras flores;
  • Dia dos Namorados — balões em formato de corações, rosas vermelhas, cupido;
  • Réveillon — prata, dourado, taças, champagne;
  • Carnaval — máscaras, confete, serpentina.

Aposte em vitrines temáticas

Além das datas comemorativas, é possível ter uma vitrine temática em qualquer época do ano. Isso é legal para variar a fachada da loja e deixá-la mais atrativa, principalmente para aqueles clientes que passam quase todos os dias em frente ao estabelecimento. Se a gente deixa sempre da mesma maneira, eles se esqueçam de dar aquela conferida achando que não tem nenhuma novidade.

As estações do ano, por exemplo, são ótimas temáticas. As flores na primavera, o colorido no verão, as folhas no outono e as cores frias no inverno são algumas ideias de vitrine. Outros temas bem legais e que estão super em alta, principalmente entre o público adolescente e adulto jovem, são as séries e os filmes.

Se a loja tem uma vitrine grande, você pode dividi-la e colocar a parte temática onde ficarão os óculos desse público. Faça uma pesquisa e veja quais são os filmes e as séries que estão em cartaz ou que todo mundo comenta sobre eles atualmente. Pode ter certeza de que isso vai fazer sucesso entre os consumidores.

Quando um cliente vai até a uma ótica ou a qualquer loja, ele quer uma experiência positiva completa, a começar pela vitrine. Quando ela é bonita e atraente, ele já se encanta e entra com as melhores expectativas sobre os produtos — no seu caso, os óculos.

Por esse motivo, é tão importante se preocupar em ter ideias de vitrine diferenciadas e que fujam do comum. Assim, o seu estabelecimento se destaca entre os demais e vira a opção preferida dos consumidores que buscam por óculos.

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