Saiba por que aceitar diferentes formas de pagamento na sua loja

4 minutos para ler

Aceitar diferentes formas de pagamento pode ajudar você a ter mais sucesso nos negócios. Quer ver? Pense comigo: se a sua loja não trabalha com o método esperado pelo cliente, é provável que ele desista da compra e busque melhores condições na concorrência. Portanto, o ideal é “abrir o leque” para evitar esse obstáculo na hora de finalizar uma venda.

Neste post, vou mostrar a importância e as vantagens de trabalhar com diversas opções, além das principais formas de pagamento disponíveis hoje em dia. Acompanhe!

Por que aceitar diversas formas de pagamento?

Como já falei, não atender às expectativas do consumidor quanto à forma de pagamento pode atrapalhar o fechamento de um negócio. A variedade de opções deixa o cliente livre para pagar como lhe for mais conveniente. Assim, ele sai da loja mais satisfeito e, consequentemente, o relacionamento entre a marca e o seu público fica melhor.

Isso ainda traz vantagens para o próprio estabelecimento, já que um cliente satisfeito é mais propício a se tornar fiel e a indicar os produtos para outras pessoas. Além do mais, como as chances de vendas realizadas aumentam, a tendência é que as metas sejam alcançadas no final do mês.

Quais são as principais formas de pagamento?

Oferecer diversas alternativas pode ser um grande diferencial para a sua ótica. A seguir, falarei sobre as principais formas de pagamento existentes no mercado. Confira!

Cartões

Os cartões de débito e crédito são as formas mais populares hoje em dia. Uma de suas vantagens é a segurança, já que as bandeiras se responsabilizam por eventuais fraudes e as empresas fornecedoras de maquininhas oferecem suporte sempre que necessário.

Falando especificamente sobre a função crédito, é preciso prestar atenção às formas de parcelamento. Muita gente não se programa para fazer compras (principalmente as de valores mais altos, como é o caso dos óculos) e pagar à vista. Possibilitar o parcelamento é muito importante para conquistar o consumidor.

Crediário

Uma alternativa para vender a prazo para aqueles que não têm cartões é abrir um crediário próprio. Assim, o cliente consegue parcelar a compra com juros menores e condições mais flexíveis.

Para garantir a segurança nessa transação, é importante contar com um sistema eficaz de análise de crédito e verificar o cliente em todas as compras que ele fizer, mesmo que seja um consumidor assíduo.

Boleto Flex

O Boleto Flex é uma tecnologia que também permite a venda a prazo sem juros e sem uso de cartões. Os clientes que desejam parcelar a compra e pagar por meio de boletos solicitam a análise de crédito, que é feita em poucos segundos. A vantagem para a empresa é que existe a possibilidade de receber o valor à vista, dentro de um prazo de 24 horas.

Dinheiro

A popularização das novas tecnologias tem levado as pessoas a escolherem cada vez menos o dinheiro como forma de pagamento. Mas a sua loja não deve abrir mão dessa opção, pois corre o risco de ficar com o caixa sem cédulas para dar trocos, caso seja necessário. Esse é um erro que pode ser facilmente evitado e resultar na desistência de um cliente.

Disponibilizar diversas formas de pagamento traz mais liberdade para o cliente e atrai e agrada aos consumidores, o que pode ser benéfico também para a empresa. No entanto, antes de apostar em qualquer uma das possibilidades, é recomendado estudar as taxas cobradas por quem oferece o serviço e analisar as opções para garantir que as operações não serão prejudiciais à saúde financeira da sua loja.

Agora, quero saber de você: quais são as formas de pagamento que a sua ótica oferece? Deixe um comentário com a sua resposta e me conte se trabalha com algum método que eu não citei neste artigo!

Posts relacionados

Deixe um comentário