Saiba como está o mercado óptico e onde investir nesse segmento

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O mercado óptico contou com cenário favorável no Brasil em 2019. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), houve um crescimento de 3,7% no setor durante o primeiro trimestre do referido ano, em comparação com 2018. O faturamento subiu de R$ 21,5 bilhões para R$ 22,3 bilhões.

O cenário otimista dos meses passados fez com que muita gente se interessasse pela área. Mas para ter sucesso com o investimento, é preciso prestar atenção às especificidades do setor e se inteirar constantemente dos assuntos que podem impactar a vitalidade e a sustentabilidade do empreendimento.

Por isso, preparei para você este material especial que mostra quais são os produtos mais vendidos no mercado óptico, quais são as formas de pagamento utilizadas, a relação com o ticket médio dos brasileiros e os melhores canais de promoção.

Tem interesse no tema? Então continue a leitura e confira as dicas valiosas que eu trouxe!

Quais os produtos mais vendidos no mercado óptico?

Garantir o sucesso de um empreendimento passa por compreender aquilo que o cliente realmente quer. Por isso, é importante ficar de olho nas tendências do mercado, a fim de mostrar aos consumidores o seu compromisso em oferecer o que há de melhor em estilo e qualidade.

Para tanto, o primeiro passo é descobrir quais são os produtos mais vendidos no mercado óptico. Veja!

Armações para óculos de grau

As armações são os produtos que mais saem, sejam as de grau, sejam as de sol. Há a oferta de diferentes espessuras, cores e materiais, entre as quais aparecem opções de origem nacional e internacional.

Além da venda de armações do tipo padrão, observa-se o aumento da saída de óculos de luxo, alavancado pelas tendências de moda. Cada vez mais as pessoas percebem que os óculos ultrapassam seu mero valor utilitário.

Eles são acessórios essenciais para quem quer manter o visual em dia. É por isso que cresce o número de pessoas que compram armações variadas e de acordo com estéticas diferentes. Nesse contexto, marcas famosas e conceituadas se destacam.

Óculos de sol

Grandes marcas apostam nas diversas tendências dos óculos de sol, que, além de estilo, oferecem conforto visual e ajudam a combater doenças oculares e o envelhecimento precoce. Cientes dessas vantagens, clientes de ambos os sexos acompanham as novidades e buscam atualizar os acessórios com frequência.

Estima-se que o ticket médio dos brasileiros gira em torno de R$ 340,00 na compra desse tipo de óculos. No entanto, um atendimento profissional e personalizado é capaz de aumentar os gastos de cada cliente e favorecer a fidelização.

Lentes

As lentes de óculos também têm muita saída. Os clientes se interessam cada vez mais por produtos mais caros e sofisticados, a exemplo daqueles feitos com material resistente, mais leve, fino e com tecnologia antirreflexo.

Lentes de contato

Embora muita gente adquira as lentes de contato no próprio consultório médico, o item sai bastante. Portanto, sua oferta é mais que recomendada para lojas do ramo atualmente — inclusive as opções coloridas, com função estética. Além disso, a necessidade de troca regular e mais assídua do produto pode ajudar no processo de fidelização.

Quais as formas de pagamento mais utilizadas?

Hoje em dia, ampliar as formas de pagamento é fundamental para conseguir fechar um maior número de vendas. Associado a opções de modelos diferentes e à qualidade dos produtos, esse é um fator preponderante quando o cliente pensa se finaliza ou não uma compra.

O meio mais utilizado costuma ser o cartão de crédito, já que é uma alternativa segura e útil para quem precisa fazer o parcelamento. Pagamento no débito é outra opção essencial, é claro. Aqui, a loja deve avaliar que tipo de transferência eletrônica disponível apresenta taxas e ofertas de serviço compatíveis com as necessidades que ela terá.

Outros meios de pagamento são o dinheiro, o cheque e o crediário. Nesses casos, lembre-se da possibilidade de inadimplência. Infelizmente, é um problema com o qual as empresas têm que lidar.

Quais os melhores canais de promoção para o setor?

Investir no marketing é uma atitude necessária para que uma ótica se torne conhecida e aumente o número de clientes fidelizados. Os meios mais tradicionais, como anúncios em rádios e jornais, ainda são úteis para alavancar a popularidade de uma marca. Mas não se pode abrir mão da internet e dos diversos recursos que ela disponibiliza.

Vale a pena criar perfis nas redes sociais em que o seu público está presente, bem como uma página oficial para a loja. Essas plataformas são ótimas para você fazer campanhas promocionais que aumentem o engajamento. Agora, para a estratégia funcionar, procure atualizar constantemente esses canais e manter um contato diário com o público.

Antes de apostar nesse investimento, é imprescindível que você conheça o seu público de maneira íntima, a fim de saber delimitar o que ele quer, com qual linguagem a marca vai se expressar, entre outras personalizações de contato.

Como aumentar as chances de fidelização?

Brindes, desconto de aniversário, promoções, prêmios e benefícios para trocas são outras ações que aumentam a chance de fidelização. Comemorar, na loja, datas festivas por meio da decoração e de mudanças no cenário também costuma agradar. Além disso, campanhas de marketing podem ocorrer em canais como panfletos, banners, e-mails e SMS.

Por último, pense em desenvolver programas de fidelização. A cada compra realizada, o cliente pode ganhar brindes que o estimulem a voltar. O incentivo também pode servir quando houver indicação do produto para novos amigos.

Viu o tanto de possibilidades de expansão e sucesso no mercado óptico? Ofertar os produtos mais vendidos no setor e aceitar diversas formas de pagamento são boas medidas para aumentar a satisfação dos clientes, que tendem a voltar e a indicar a marca. Ao mesmo tempo, a loja deve dar atenção aos canais de divulgação e às ações de marketing para se destacar da concorrência e melhorar seus lucros em médio e curto prazo.

Gostou das minhas dicas? Entre em contato com a Óculos Fabrica e saiba como podemos ajudar você a fortalecer seu negócio e a se adequar ao que há de melhor no mercado. 

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