Veja as melhores dicas para ter controle do fluxo de caixa da sua ótica

6 minutos para ler

Para garantir a saúde financeira de um estabelecimento, é imprescindível estar atento ao fluxo de caixa, já que a entrada e saída de dinheiro precisa ser favorável para que o empresário consiga obter lucro.

No caso das óticas, essa realidade não é diferente. Para facilitar o controle, pode-se aplicar um passo a passo de tarefas que potencializam a atividade, assim como considerar que softwares são os mais adequados para ajudar na gestão.

Antes de tudo, entretanto, é importante começar com uma avaliação adequada de por que apostar no fluxo de caixa é fundamental para qualquer empreendimento. Interessado em obter informações sobre essas questões? Continue, então, com a leitura e confira o material especial que preparamos para você!

Qual é a importância da gestão financeira para óticas?

Para que o crescimento de uma empresa seja estável e possa lidar com eventuais contratempos, deve-se planejar uma margem de lucratividade. A gestão financeira nas óticas permite categorizar os principais gastos da empresa e analisar a composição da receita, de maneira a se poder estabelecer um ponto de equilíbrio entre custo e ganho.

É a partir desse ponto, considerado um indicador de segurança, que uma empresa começa a ter lucro. Para fazer o cálculo adequado, deve-se dividir o custo fixo, a exemplo de gastos com água ou material de escritório, pela receita menos o custo variável. O resultado, então, deve ser multiplicado por 100.

Quanto menor for a porcentagem final, menor é o risco do negócio e mais fácil é alcançar a lucratividade. Por isso, pensar em questões que envolvem gestão financeira é recomendado para todo tipo de atividade, seja ela prestação de serviço, comércio ou fábrica.

Também vale destacar que o ideal é fazer esse tipo de planejamento ainda antes de abrir uma empresa, a fim de se estabelecer riscos e potencialidades específicas para cada empreendimento.

Como manter um bom fluxo de caixa?

O fluxo de caixa se relaciona à entrada, proveniente da venda de ativos, produtos ou serviços, e à saída de dinheiro, que se relaciona com os custos. Se a entrada for superior à saída, tem-se uma situação superavitária, o que é positivo para o caixa.

Caso contrário, a situação é deficitária e pode comprometer o funcionamento do negócio. Ao se fazer o fluxo, consegue-se, também, projetar estimativas e aumentar a segurança. O fluxo pode ser diário, semanal, mensal, anual ou de acordo com a demanda.

Especialistas consideram que essa é uma das principais ferramentas de administração para se cuidar de um negócio saudável. Por isso, preparamos para você o passo a passo a seguir sobre como montar um fluxo de caixa eficiente. Acompanhe.

Verifique o saldo inicial

Antes de qualquer medida, é importante estar ciente de qual é o saldo inicial da empresa. Neste tópico, vale a pena lembrar que o recomendado é que um negócio tenha recurso financeiro suficiente para conseguir seguir em frente mesmo se alguma eventualidade diminuir a possibilidade de lucro.

No caso de projetos que ainda estão no papel, é normal que os primeiros meses de atividade não alcancem o ponto de equilíbrio. Por isso, o saldo inicial é fundamental para trazer segurança ao empreendimento.

Separe despesas

Outro passo importante é identificar e classificar corretamente os gastos. Esse tipo de análise permite a avaliação constante de que despesas podem ser cortadas ou diminuídas. Assim, coloque todos os gastos no papel, a exemplo de contas de aluguel, material de escritório, luz, telefone, entregas e marketing.

Registre entradas e saídas diariamente

Faça um registro dos valores recebidos ou a receber. Para que os cálculos reflitam a realidade, lembre-se de computar todas as entradas de dinheiro. Registrar a data exata dos pagamentos é, também, muito importante. Da mesma forma, deve-se registrar todos os gastos, sejam eles diários ou de médio e longo prazo.

Reduza custos

Além de fazer o fluxo de caixa, o ideal é procurar formas de otimizá-lo. Uma maneira de se fazer isso é a partir da avaliação constante do gasto que pode ser eliminado ou reduzido, sem que isso, é claro, comprometa a qualidade do produto ou o atendimento ao cliente.

Avaliar a possibilidade de fazer pequenas reduções já pode ser o suficiente para impedir que a empresa entre no vermelho a longo prazo. Portanto, considere esse passo com atenção. 

Atualize constantemente os lançamentos

Para que as projeções sejam confiáveis, não se esqueça de corrigir valores e acrescentar mudanças ocasionais. Como a diferença entre as entradas e saídas reflete o saldo do caixa, ter os dados atualizados é essencial para saber a real condição econômica da empresa.

Usar um software adequado pode ajudar?

Agora que já entendemos como fazer um fluxo de caixa e qual é a sua importância, a dica valiosa tem a ver com a otimização dessa atividade. De maneira geral, o uso de softwares vale a pena porque eles oferecem profissionalização e redução de tempo, fazendo com que o empresário possa se dedicar mais atentamente a outros pontos essenciais ao negócio.

Há no mercado uma variedade de opções, desde modelos sofisticados e caros até versões gratuitas que cumprem com suas finalidades. Exemplos dessas últimas são o SIS Controle, ideal para pequenos e médios empresários, o Bkper, o Acompanhe-me, que é iniciativa do Sebrae, e o Hábil empresarial. Para começar a usá-los, basta procurar por eles em mecanismos de busca e testar qual opção mais se adéqua à sua rotina.

Como vimos, compreender o que é fluxo de caixa, assim como outros conceitos importantes para a gestão financeira, a exemplo do ponto de equilíbrio, é essencial para garantir que um negócio comece com o pé direito ou melhore seu rendimento a médio e longo prazo.

Seguindo o passo a passo proposto acima e acompanhando informações sobre o tema, o gestor encontra maneiras simples de garantir o sucesso profissional. Para ajudar, nada melhor do que apostar em softwares específicos para profissionalizar o passo a passo e acompanhar a oferta de conteúdo sobre gestão.

Gostou das dicas sobre o tema? Aproveite, então, a oportunidade e curta nossa página no Facebook. Nela, você vai encontrar informações sempre relevantes e adequadas para ajudar você a empreender melhor!

Posts relacionados

2 thoughts on “Veja as melhores dicas para ter controle do fluxo de caixa da sua ótica

Deixe um comentário